Ibero-América presente na 71º Assembleia Geral das Nações Unidas

Começa a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, onde anualmente se encontram todos os países do mundo. Este ano a Ibero-América tem uma intensa agenda programada.

csk0ibewgaa7ydn

Todos os anos, no mês de setembro, o mundo reúne-se em Nova Iorque para fazer frente aos problemas mais difíceis da humanidade, no quadro da Assembleia Geral das Nações Unidas, que este ano vai na 71ª edição.

A Secretária Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan, tal como os Presidentes e Ministros de Relações Exteriores ibero-americanos, apresentam-se anualmente mantendo uma intensa agenda de trabalho durante toda a semana.

Este ano a agenda da Secretária Geral foca-se principalmente na XXV Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, que ocorrerá em Cartagena das Índias, Colômbia, nos próximos dias 28 e 29 de outubro. Neste contexto, participará num pequeno-almoço de trabalho com todos os Ministros de Relações Exteriores da Ibero-América e manterá reuniões bilaterais com alguns Presidentes e Ministros de Relações Exteriores.

Além disso, durante a semana, a Secretária participará em diferentes eventos com a UNICEF, PNUD, The Guardian, ONU Mulheres, entre outros, momentos nos quais será destacado o valor da Ibero-América no contexto internacional.

A Assembleia Geral também será o cenário ideal para assistir a debates e plenários relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outros temas de interesse para a Cooperação Ibero-americana, ocasião na qual também será possível conhecer as ações realizadas a respeito de cada região do mundo, se partilhará o modelo ibero-americano.

Veja todos os assuntos