Já disponível a Memória de Atividades da SEGIB de 2021

Desde a SEGIB acabamos de lançar a nossa Memória anual de atividades correspondente a 2021. Trata-se de uma publicação que recolhe o labor realizado neste período pelos vinte e dois países membros da Conferência Ibero-americana e pela SEGIB em torno à celebração da Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo e às atividades de cooperação da região.

O atual Secretário-Geral Ibero-americano, Andrés Allamand, abre esta Memória com uma carta na qual, além de felicitar o trabalho realizado por sua antecessora no cargo, a costa-ricense Rebeca Grynspan, enumera alguns dos marcos mais importantes alcançados durante 2021, como a celebração da XXVII Cimeira Ibero-americana de Andorra, a campanha do 30º Aniversário das Cúpulas ou a inicialização de quatro iniciativas inovadoras no âmbito da cooperação: a iniciativa para prevenir e erradicar a violência de gênero; para acabar com o Chagas congênito; a de criação do Instituto Ibero-americano de Línguas Indígenas (IIALI), e a de Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável.

Ainda assim, em sua mensagem Allamand reclama um maior engajamento por parte dos organismos multilaterais: “É o momento de reforçar nossas alianças internas e externas. Ao mesmo tempo, há de se reiterar que devemos advogar, sem fissuras, por um novo pacto social que combata as desigualdades, empodere as mulheres e povos originários, aposte pela sustentabilidade e se ocupe da governabilidade democrática”.

A publicação consta de sete capítulos cujo conteúdo abrange, entre outros, as reuniões e encontros celebrados durante a Cimeira Ibero-americana de Andorra, assim como a preparação da próxima Cúpula que terá lugar na República Dominicana; as atividades de cooperação dos países ibero-americanos através dos Programas, Iniciativas e Projetos Adscritos (PIPA); as campanhas estratégicas de visibilidade da cooperação (Ibero-América Avança e Semana da Cooperação Ibero-americana), sem esquecer a projeção internacional da SEGIB e o trabalho dos escritórios sub-regionais em Montevidéu, México e Lima.

A aposta da SEGIB está dirigida a conseguir que a produção e o consumo das publicações seja cada vez mais responsável e sustentável, alinhando nossas ações à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pelo quê, esta Memória está projetada com um claro caráter digital e multiplataforma, podendo ser visualizada em suportes digitais e interativos.

Consulte: MEMÓRIA ANUAL SEGIB 2021

Veja todos os assuntos