Enrique V. Iglesias:

O Secretário-Geral Ibero-Americano, Enrique V. Iglesias, recebeu na sede da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), em Madri, a representantes de 23 associações de imigrantes ibero-americanas na Espanha com o fim de abordar os desafios e oportunidades da emigração.

 

Enrique V. Iglesias afirmou que desde a SEGIB se…

O Secretário-Geral Ibero-Americano, Enrique V. Iglesias, recebeu na sede da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), em Madri, a representantes de 23 associações de imigrantes ibero-americanas na Espanha com o fim de abordar os desafios e oportunidades da emigração.
 
Enrique V. Iglesias afirmou que desde a SEGIB se trabalha “para tratar de entender melhor os extremos do problema, com o objetivo final de ter uma imigração regulada”.
.
Depois da reunião, Iglesias fez referência ao documento assinado pelos chefes de Estado e de Governo na última Cúpula Ibero-Americana de Montevidéu, onde se propôs “a necessidade de legalizar os movimentos migratórios na Comunidade Ibero-americana”, respeitando os direitos trabalhistas e sociais dos emigrantes.
 
Segundo o Secretário-Geral Ibero-Americano no tema das migrações, se “cooperará de forma ordenada no espaço ibero-americano, apoiando os mecanismos dos países de acolhida”, e insistiu em que desde a SEGIB se trabalhará sob dois princípios: “o importante papel do imigrante nas economias”, e “a necessidade de que os migrantes se integrem nos países de acolhida”.
 
Remessas
 
Entre os temas tratados na reunião, as remessas ocuparam um lugar muito importante. Segundo Iglesias, estão-se procurando novas formas que permitam “baratear o custo das remessas, e estabelecer formas que não sejam só assistenciais”, senão que permitam, por exemplo, “a volta aos países de origem com a capacitação que o imigrante conseguiu no país de adoção, ajudas às moradias ou aos micro-créditos”.
 
Por sua vez, a representante da associação equatoriana Rumiñahui, Dora Aguirre, explicou que se poderiam realizar fórmulas como a "Iniciativa 3 x 1”, que se desenvolve no México. Este mecanismo consiste em que por cada dólar que contribuem os emigrantes aos projetos comunitários, contribuem com a mesma quantidade cada um dos três níveis do Governo mexicano.
 
Segundo Aguirre, a reunião serviu para “dar a conhecer as principais demandas e problemas dos imigrantes”. Entre estas, a representante de Rumiñahui destacou “a luta pela melhora das condições da mulher imigrante”, e a “dificuldade de acesso à educação dos jovens imigrantes.”
.
I Cúpula de Imigrantes Latino-americanos em Morelia
 
Os participantes do encontro destacaram também a importância que terá a I Cúpula de Comunidades Migrantes Latino-americanas, que se celebrará em Morelia, México, entre o 10 e o 13 de maio próximo. Ao ato assistirão 300 líderes de organizações de todo mundo, e contará com o apoio da SEGIB.

 

 

Veja todos os assuntos